domingo, 15 de maio de 2011

A necessidade do querer

Há uns dias atrás eu fiz uma publicação no facebook que gerou uma polêmica inesperada por mim:

"É estranha essa sensação, né? De que vc precisa de alguém...
Eu sei que precisar não é a palavra. É querer. Mas é um querer tão forte que chega a ser necessário. 'Precisar' acaba por definir melhor, talvez"

Teve gente dizendo que precisar de alguém nunca é bom. E eu concordo!
Mas me expressei mal e acabei sendo mal interpretada. É que é meio difícil de explicar o que eu realmente queria dizer... [tanto que eu coloquei um 'talvez' no final da frase. rs]
Mas enfim... Talvez 'precisar' realmente não seja a melhor definição, senão não teria causado essa polêmica. Não falei no sentido de 'não consigo viver sem' e sim no sentido de 'não quero viver sem'. A história muda muito com essas duas interpretações...
De qualquer forma, pensando sobre o assunto, eu realmente me equivoquei com o comentário... Depois de tudo que eu passei, uma coisa que aprendi foi a viver só. Sei que preciso de mim e de mais ninguém pra viver bem... Acho que apenas fico um pouco confusa em meio a sentimentos.
Já falei que meu problema é tentar racionalizar emoções o tempo todo, e eu acho que emoções não podem ser racionalizadas. Elas são interpretadas de formas diferentes, por pessoas diferentes, em momentos diferentes. Emoções são sempre contextualizadas. Posso explicar de uma forma que, pra mim, seja extremamente clara e simples [ou não] mas quem lê contextualiza aquilo em sua própria vida. É como uma obra de arte, cada um interpreta à sua maneira.
No fim das contas, não é da pessoa que eu preciso. [Claro que eu quero muito que dê certo, mas
sei que se não der certo eu vou ficar bem.] A necessidade real é a do sentimento, a vontade de 'querer'.
A sensação de querer alguém faz a gente se sentir mais humana, sei lá. Mesmo que não seja um sentimento correspondido, mesmo que nos faça sofrer. Dá uma sensação de estar viva.
E todo mundo precisa se sentir vivo.

2 comentários: